Release do profissional (em falta)
Locução é o processo de narrar situações ou ler interpretando um texto que acompanha um produto de comunicação audiovisual ou de rádio. Sempre atento ao que a empresa esteja necessitando e dando vida aos fatos narrados através da voz.
Quando estão à frente de um programa de conteúdo jornalístico ou documental em rádio ou televisão, os locutores também podem ser confundidos com âncoras, embora estas duas funções sejam distintas.
Além do jornalismo, o locutor costuma também ser requisitado para campanhas publicitárias, chamadas promocionais, institucionais, carros de som, mensagens de espera telefônica, atendimento eletrônico, etc. Podem também ser comentaristas de rádio e televisão, em diversas transmissões ao vivo (esportes, shows, espetáculos, carnaval, etc).
Segundo o cadastro brasileiro de ocupações, organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, esta é a descrição sumária da atividade dos locutores profissionais:
“Apresentam programas de rádio e televisão, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam fatos, leem textos no ar, redigem a notícia, narram eventos esportivos e culturais, tecem comentários sobre os mesmos e fazem a locução de anúncios publicitários; entrevistam pessoas; anunciam programação; preparam conteúdo para apresentação, pautando o texto, checando as informações, adaptando-se aos padrões da emissora e do público–alvo; atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias alternativas como cinema e internet.”
Entre as principais atividades de um profissional deste setor estão a narração, realização de reportagens, entrevistas, elaboração de pautas, seleção musical, edição, produção e criação de programas.
Para ser um bom locutor é necessário ter uma boa voz, boa dicção e facilidade para se expressar, uma vez que quando se trabalha na rádio a voz é o instrumento de trabalho. Além disso, a agilidade, a facilidade para trabalhar em ambientes estressantes e sobre pressão, a criatividade, a empatia, o “sorriso na voz”, a facilidade para lidar com o público e o conhecimento dos seus gostos e necessidades, bem como a sensibilidade, são características que ajudam a ter sucesso nessa profissão.
(Fonte: Wikipédia e site Explicatudo.com)
Para contratar o LEANDRO AUGUSTO clique aqui.